Paris 2024: medalhas de ouro, prata e bronze terão um pedaço de metal da Torre Eiffel

O Comitê Olímpico Internacional revelou o design das medalhas de ouro, prata e bronze que serão entregues aos atletas nas Olimpíadas de Paris 2024.

As peças dos Jogos Olímpicos deste ano, criadas pela joalheria de luxo Chaumet, terão uma característica especial: cada medalha terá em sua composição um pedaço de metal que já fez parte da Torre Eiffel, símbolo da capital francesa.

O pedaço de metal da torre foi incluído de forma hexagonal na parte de trás das medalhas.

“As medalhas Olímpicas e Paralímpicas são gravadas com o nome do esporte, da disciplina e do evento nas bordas. Estas inscrições são em francês nas medalhas Olímpicas e em inglês nas medalhas Paralímpicas, as línguas oficiais respectivas do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Paralímpico Internacional (IPC)”, afirmou o COI.

“Ver essas medalhas de perto me faz querer chegar mais perto dos meus objetivos. Tenho duas sessões de treino hoje e estarei ainda mais motivada”, disse a francesa Koumba Larroque, atleta do wrestling e campeã europeia da modalidade.

No total, 5.084 medalhas foram produzidas para a edição parisiense das Olimpíadas.

Veja detalhes das medalhas de Paris 2024

  • 5,084 medalhas produzidas
  • 85 mm de diâmetro
  • 9.2 mm de espessura
  • 18 g de metal da Eiffel Tower
  • 529 g: peso da medalha de ouro
  • 525 g: peso da medalha de prata
  • 455 g: peso da medalha de bronze

As peças trazem um detalhe único na história dos Jogos Olímpicos: cada medalha terá um pedaço de metal da Torre Eiffel, símbolo da capital francesa.

Como a Torre Eiffel foi parar nas medalhas de Paris 2024?

Ao pensar na criação das medalhas para a edição deste ano das Olimpíadas, o comitê organizador queria apresentar alguma novidade. E a inclusão de um dos grandes símbolos de Paris foi a solução criativa e inédita que encontraram para produzir itens exclusivos.

Durante todo o século 20, a Torre Eiffel passou por uma série de obras de modernização. Algumas partes do monumento foram removidas de forma permanente e preservadas.

A Société d’Exploitation de la Tour Eiffel, empresa responsável pela operação geral e manutenção da torre liberou parte dessas peças para que elas fossem utilizadas nas medalhas dos Jogos Olímpicos.

“Fabricado na cidade de Pompeu, na região da Lorena, no leste da França, o ferro fundido produzido pela redução do minério de ferro é refinado por meio de um processo denominado “puddling”. Uma vez que o excesso de carbono do ferro fundido é retirado, a substância que permanece está praticamente em seu estado puro, e é extremamente consistente”, diz a nota do COI sobre o processo de fabricação das medalhas.

“Decidimos adicionar este hexágono [que representa o formato da França] do mesmo jeito que faríamos com uma pedra preciosa — colocado no centro e como o elemento mais precioso da medalha”, afirmou Clémentine Massonnat, responsável pelo setor criativo da Chaumet, a joalheria encarregada da produção das peças.

Fonte: CNN Brasil / Foto capa: Divulgação/Olympics

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *