Secretaria de Saúde afirma que estão sem testes de Covid nas Unidades de saúde da capital

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, os testes deixaram de ser adquiridos após uma orientação do Ministério da Saúde para que exames deixem de ser utilizados.

As unidades de saúde de Campo Grande estão sem estoque de testes da Covid. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) nesta quarta-feira (14).

A equipe do g1 esteve em dois postos da capital, Pioneiros e Botafogo, onde foi informada que não havia o RTPCR, conhecido como teste rápido.

Após a busca pelo exame, o portal entrou em contato com a Sesau, que alegou ter recebido uma orientação do Ministério da Saúde para que o teste seja realizado apenas em casos graves.

Testes clínicos

Ainda conforme a secretaria, a orientação é que a doença seja diagnosticada através de testes clínicos. Nesse caso, os pacientes com sintomas devem ser avaliados e diagnosticados pelo próprio médico durante a consulta.

De acordo com a Sesau, a orientação chegou em 2023, quando o Ministério da Saúde deixou de distribuir o teste rápido.

O g1 entrou em contato com o Sindicato dos Médicos de Campo Grande, que informou não saber dessa nova orientação. O mesmo foi dito pelo médico infectologista, Julio Croda, que acompanha todas as informações referentes a Covid, desde o inicio da pandemia.

A reportagem tentou contato também com o Ministério da Saúde, mas até a atualização dessa matéria não obteve retorno.

Fonte: G1MS / Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *