Confira 5 dicas para construir minha casa própria e não gastar muito

Ter a casa própria faz parte dos sonhos e objetivos de grande parte da população brasileira.

Entre as dicas para poupar dinheiro no momento de construir o imóvel, o construtor e presidente da Associação dos Construtores de Mato Grosso do Sul (Acomasul), Diego Canzi Dalastra, alerta que existe um período do ano indicado para iniciar a obra e evitar gastos desnecessários.

“A melhor época para iniciar uma obra em Campo Grande é no mês de março. Porque você pega um período de escassez de chuva. Então todo o início da sua obra, que você precisa ter um bom tempo para trabalhar, você tem um período que não chove. Você vai estar terminando a obra num período de acabamento, que a sua obra já está coberta, que você consegue trabalhar na parte interior, num período mais chuvoso. Então o ciclo fica certinho”, esclarece.

Veja 5 dicas para você economizar ao construir sua casa própria:

💸1. Planeje-se para poupar dinheiro

O primeiro passo é planejamento. Você deve organizar suas contas, avaliar as finanças e se preparar para poupar dinheiro para o seu sonho. Especialistas recomendam que 30% da renda seja aplicada em investimentos com boa rentabilidade.

🚧2. Faça um levantamento de custos

Um dos maiores erros cometidos na hora de construir é abrir mão dos orçamentos. Os profissionais do ramo de construção civil não trabalham com preços tabelados, sendo assim, vale a pena pesquisar o melhor preço.

🧱3. Escolha a época certa para iniciar a obra

Programe-se para pagar à vista aproveitando os descontos e compre os materiais do mesmo setor em lojas especializadas (iluminação, elétrica, louças e metais), isso garante melhores condições de preço.

🏗️4. Evite desperdício

Levante com o engenheiro ou mestre de obras a quantidade exata de material a ser usado. Os desperdícios na obra atrasam o processo, geram mais despesas financeiras e causam prejuízos ao meio ambiente.

🛠️5. Esteja presente na obra e participe

Para conseguir a sua casa dos sonhos, esteja presente na obra e participe o máximo possível. Essa é uma forma de acompanhar as diferentes etapas e evitar erros, atrasos e retrabalhos.

Fonte: G1MS / Foto: Osvaldo Nóbrega 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *