Pai e 2 filhos são presos em Corumbá por tráfico de drogas depois de investigação que começou em SP

Os policiais também apreenderam dinheiro, bens obtidos ilicitamente e documentos relacionados aos crimes investigados

Uma operação policial para combater um grupo criminoso que comprava drogas na Bolívia para distribuir por vários estados do país foi deflagrada na terça-feira (27). A “Rota Caipira”, deflagrada pela Polícia Civil, cumpriu mandados em Mato Grosso do Sul, São Paulo e no Piauí.

Em Mato Grosso do Sul, a ação dos policiais foi realizada em Corumbá, município a 414 quilômetros de Campo Grande, na fronteira seca com a Bolívia. A operação resultou em três prisões de integrantes da mesma família: o pai, o filho e a filha.

Outros mandados cumpridos em São Paulo e no Piauí resultaram na prisão de líderes e operadores financeiros do esquema criminoso. Os policiais também apreenderam dinheiro, bens obtidos ilicitamente e documentos relacionados aos crimes investigados: organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico internacional de drogas.

As investigações

As investigações que deram origem à operação começaram após a prisão de Laércio Batista, no ano passado, em São Paulo. Laércio, que responde a diversos processos criminais, integra uma facção criminosa com origem em São Paulo.

Com o criminoso sob a custódia da polícia, foi possível identificar o núcleo responsável pela entrada e circulação de drogas no país, por meio da rota conhecida como “rota caipira”.

Os policiais descobriram ainda informações relevantes sobre a estrutura financeira da organização. Essa estrutura possibilitava o pagamento de drogas provenientes da Bolívia, e a logística para o transporte dos entorpecentes para diferentes regiões do Brasil.

A investigação foi conduzida pelo DRACO ( Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas), com assessoramento da DIPC (Diretoria de Inteligência da Polícia Civil). As buscas e prisões foram cumpridas com apoio da Polícia Civil de São Paulo e Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.

Foram realizados mandados de prisão temporária e busca e apreensão domiciliar nos seguintes municípios:

6 em Campo Maior (PI);
2 em Teresina (PI);
1 em Altos (P1);
1 em Coivaras (PI);
1 em Piripiri (PI)
3 em Corumbá (MS);
2 em Carapicuíba (SP);
1 em Osasco (SP)
1 no sistema penitenciário do Estado de São Paulo.

Fonte: PPMS / Foto: PCMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *