Campo Grande vai doar 8 mil doses da vacina contra a dengue para outros estados brasileiros

A redistribuição das doses foi um pedido do Ministério da Saúde, devido à baixa adesão na capital

Campo Grande vai distribuir cerca de 8 mil doses da vacina contra a dengue para outros estados do país, conforme informou a secretaria municipal de Saúde (Sesau). A medida foi um pedido do Ministério da Saúde, devido à baixa procura na capital.

De acordo com a Sesau, o município recebeu 24 mil doses, mas apenas 9 mil crianças e adolescentes, com idade entre 10 a 14 anos, procuraram os postos de vacinação para a aplicação da primeira dose, o que representa 15% do público-alvo.

A pasta da Saúde confirmou que a capital irá distribuir as doses da vacina nas próximas semanas. O objetivo é enviar os imunizantes para outros estados e evitar desperdício, já que parte vence neste mês de abril.

Mato Grosso do Sul está avaliando o pedido do Ministério da Saúde para devolver doses da vacina, que não foram aplicadas. A secretaria estadual de Saúde deve conversar com os municípios para ver como está a procura pelo imunizante e adiantou que essa entrega deve ser feita por meio de permuta, ou seja com acordo de devolução.

O Brasil foi o primeiro país no mundo a oferecer a vacina na rede pública. Estão aptos para receber o imunizante pelo SUS as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos.

Vacina contra dengue

O público-alvo da vacina contra dengue são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. O esquema vacinal será composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

Aqueles que já tomaram a primeira dose, não ficarão sem as doses subsequentes caso seja realizada a redistribuição.

A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.

A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. O imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

Fonte: G1MS / Foto: Álvaro Rezende

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *