Saiba qual substância presente em muitos produtos aumenta risco de diabetes

De acordo com estudo, o risco de desenvolver a doença sendo exposto ao químico aumenta em até 63%

Uma variedade de produtos esconde uma substância que aumenta o risco de diabetes tipo 2.

Uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism da Endocrine Society descobriu que mulheres brancas expostas significativamente a ftalatos tinham uma probabilidade maior de desenvolver a doença.

De acordo com um estudo, essas mulheres expostas a altos níveis de certos ftalatos apresentaram um aumento de 30% a 63% na chance de desenvolver a doença. No entanto, não houve um impacto tão negativo entre mulheres negras e asiáticas.

De acordo com estudo, essa substância utilizada em inúmeros produtos pode aumentar o risco de diabetes tipo 2

A indústria frequentemente adiciona ftalatos ao plástico para aumentar sua durabilidade. Eles estão presentes em uma variedade de produtos, incluindo produtos de higiene pessoal como sabonetes, xampus e esmaltes, brinquedos infantis, embalagens de alimentos e bebidas e até mesmo em refeições de fast food.

Por dentro do estudo

No Estudo da Saúde da Mulher sobre multipoluentes, os pesquisadores acompanharam 1.308 participantes sem diabetes por 6 anos.

Eles mediram onze metabólitos de ftalato em amostras pontuais de urina em 1999-2000 e 2002-2003.

Ao longo desses seis anos, 61 mulheres desenvolveram diabetes. Entre todas elas, vários metabólitos de ftalato de alto peso molecular foram associados a uma maior incidência de diabetes.

Apesar da descoberta os pesquisadores destacaram a necessidade de mais estudos para compreender melhor o impacto dos ftalatos nas doenças metabólicas.

Como a substância aumenta o risco de diabetes?

Esses compostos são desreguladores endócrinos, pois imitam o estrogênio e podem perturbar o equilíbrio hormonal, a fertilidade e o desenvolvimento infantil, como demonstrado por estudos anteriores.

“Uma exposição diária aos ftalatos aumenta o risco de várias doenças metabólicas”, afirmou o Dr. Sung Kyun Park, epidemiologista da Universidade de Michigan, em um comunicado.

O que causa diabetes tipo 2?

  • Resistência à insulina
  • Predisposição genética desempenha um papel importante na susceptibilidade ao diabetes tipo 2.
  • Obesidade
  • Estilo de vida sedentário
  • Dieta pouco saudável, com consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares simples, gorduras saturadas e alimentos processados
  • Histórico familiar

Quais os sintomas de diabetes?

Os sintomas de diabetes podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem uma série de indicadores que não devem ser ignorados.

Inicialmente, é comum sentir sede excessiva, o que leva a um aumento da frequência urinária.

Além disso, pode-se experimentar uma fome intensa, mas mesmo com uma alimentação frequente, o peso pode diminuir.

Outros sinais a serem observados são fadiga persistente, visão embaçada e feridas que cicatrizam lentamente.

Às vezes, pode ocorrer formigamento nas mãos ou nos pés, e infecções frequentes podem surgir, especialmente na pele ou na área genital.

É fundamental estar atento a esses sinais e, se houver suspeita de diabetes, procurar orientação médica para diagnóstico e tratamento adequados.

 

Fonte: Catraca Livre/ Foto: fizkes/istock

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *