Entenda por que a conclusão da fábrica de fertilizantes UFN3 em Três Lagoas fica só para 2027

Construção da fábrica começou em setembro de 2011, mas foi interrompida em dezembro de 2014, com avanço físico de 81%

Havia a expectativa de que o processo licitatório para a retomada das obras da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III), em Três Lagoas, ocorresse no primeiro semestre de 2024. Agora, a Petrobras diz que o edital da licitação deve sair em dezembro. Considerando essa demora e todas as etapas, a previsão de conclusão da fábrica inacabada foi “empurrada” só para 2027.

UFN3 – Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III – em Três Lagoas (Foto: Arquivo/TV Morena)
UFN3 – Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III – em Três Lagoas (Foto: Arquivo/TV Morena)

“Essa confirmação, na verdade, ela foi necessária em função de algumas notícias que saíram de que a Petrobras não mais faria, ou pelo menos que a direção atual estaria retardando esse processo. É um fato inverídico, Jean Paul Prates [presidente da Petrobras] comunicou ao governo do estado e também fez uma manifestação pública mostrando o cronograma apresentado que até dezembro sairá o edital da retomada das obras da UFN3.” (Jaime Verruck, secretário da Semadesc)

“O que aconteceu já nesse momento. Em janeiro foi feita uma licitação de uma empresa que vai fazer toda a avaliação de tecnologia, equipamentos necessários e chegar no valor final de quanto efetivamente será necessário para concluir essas obras. Em função disso, a partir dessa informação, nós teremos a publicação do edital.” (Jaime Verruck, secretário da Semadesc)

O governo de Mato Grosso do Sul se mostrou surpreso com essa demora na publicação do edital pela Petrobras, já que a expectativa era publicar ainda neste primeiro semestre e agora deve levar o ano inteiro pra finalizar essa questão do edital licitatório.

“A preocupação de curto prazo do estado é exatamente o cronograma. A partir do momento que sair o edital, serão praticamente mais 24 meses de obra. Então nós estamos falando praticamente de dois anos e meio se dentro desse cronograma tudo ocorrer. Então é essa a nossa preocupação de uma retomada mais de curto prazo dessa obra. Mas o que está sinalizado hoje é dezembro, então mais 24 meses de execução das obras.” (Jaime Verruck, secretário da Semadesc)

Por outro lado, Verruck destacou que, com o prazo de conclusão em 2027, há um bom período para fazer toda a negociação do gás natural, que é a matéria-prima pra UFN3.

“Hoje a Bolívia tem uma questão de fornecimento, de disponibilidade, de volume de fornecimento de gás ao Brasil. Nós acreditamos que nesse prazo a Bolívia recupere alguns postos, faça algum adicional, pra que ela também possa ser fornecedora. Acho que esse prazo também concilia a negociação que o Brasil está fazendo com parceiro fornecedor de gás, que é a Bolívia.” (Jaime Verruck, secretário da Semadesc)

Visita à UFN3

“Existe, inclusive, uma previsão já confirmada para o governador Eduardo Riedel de, nas próximas duas semanas, da vinda do presidente da Petrobras, juntamente com o vice-presidente [da República] Alckmin pra conhecer a UFN3. Por que esses dois juntos? Pra confirmar que existe um plano estratégico de fertilizantes no Brasil que vai ser seguido e existe um plano estratégico da Petrobras onde a Petrobras tem um papel relevante nesse processo. A UFN3 vai gerar 15% do total de nitrogenados que o Brasil precisa hoje, a Petrobras tem uma meta de ter 30% das outras três empresas que produzem também nitrogenados. Então acho que isso consolida esse processo.”

Jaime Verruck, secretário da Semadesc

A princípio, essa visita pode ocorrer no dia 26 de abril. Além de Prates e de Alckmin, também estaria presente a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Em novembro de 2023, agenda semelhante chegou a ser conformada, mão não se concretizou.

Novela sem fim

A construção da UFN3 começou em setembro de 2011, mas foi interrompida em dezembro de 2014, com avanço físico de cerca de 81%, depois que a Petrobras rompeu o contrato com o consórcio responsável. Na época, mais de R$ 3 bilhões já haviam sido investidos.

Em setembro de 2017, o empreendimento foi colocado à venda. A estatal justificou que não tinha mais interesse em continuar no seguimento de fertilizantes.

O grupo russo Acron manifestou interesse na compra da fábrica, mas depois desistiu diante do empecilho para o fornecimento do gás natural, que viria da Bolívia.

Em fevereiro de 2022, a Petrobras informou que tinha chegado a um acordo com Acron, mas que a assinatura do contrato de venda dependia ainda de tramitação na governança da empresa pública.

No dia 28 de abril de 2022, a Petrobras divulgou comunicado informando que a compra da unidade pelo grupo russo Acron não foi concluída “tendo em vista que o plano de negócios proposto pelo potencial comprador, em substituição ao projeto original, impossibilitou determinadas aprovações governamentais que eram necessárias para a continuidade da transação.”

Reiniciado em maio de 2022, o processo de venda chegou a ter cinco empresas interessadas. Em janeiro de 2023, a Petrobras encerrou o processo de venda, que estava na fase vinculante.

Depois de concluída, a UFN3 terá capacidade projetada de produção diária de ureia e amônia de 3.600 toneladas e 2.200 toneladas, respectivamente.

Segundo a Petrobras, a capacidade de produção de ureia representaria aproximadamente 20% do consumo aparente de ureia brasileiro em 2020.

 

Fonte: PPMS / Foto destaque: UFN3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *