Literatura: saiba como fazer troca de livros em Campo Grande

Basta levar ele até a Biblioteca Pública Estadual Doutor Isaias Paim e trocar por um dos 70 livros disponíveis para o público

A leitura é uma oportunidade de conhecer novas culturas e viajar sem sair de casa. É por isso que à Biblioteca Pública Estadual Doutor Isaias Paim, que tem um acervo com mais de 30 mil livros, começou um novo projeto: o “troca book”.

Sabe aquele livro que você tem em casa e não vai ler mais? Então, você pode levar ele até a biblioteca e trocar por um dos 70 livros selecionados para o público.

O projeto é uma oportunidade de compartilhar conhecimento, como explica Aparecido Melchíades, coordenador da Biblioteca Doutor Isaías Paim.

“É só ela vir na biblioteca trazendo algum tipo de livro de qualquer gênero, que ela leva um. Se ela trouxer dois, ela leva dois. Então, o critério é esse, não tem uma coisa mais formal, é mais informal possível. É pra poder dar mais acesso ao livro e a leitura a população”.

A advogada Marinalda Junges já se prepara para trocar alguns dos seus livros. Na casa dela, o gosto pela leitura é compartilhado com as duas filhas, por isso, a demanda por novos títulos é frequente.

“Eu acho que vai ser uma oportunidade da gente selecionar os livros que têm em casa, trazer pra cá, para que elas tenham uma leitura o mês todo, digamos assim”.

A própria Marinalda tem sua história transformada pela leitura. Bastou um livro para que ela conseguisse sair da depressão.

“No processo de tratamento da depressão você entende que você precisa ter autoconhecimento, autocuidado e os livros ajudam muito nisso. De você redescobrir o que você gostava, resgatar coisas que te faziam feliz, que pode te resgatar de uma depressão”.

A leitura só traz benefícios. É o que reforça a psicóloga e psicopedagoga Olívia Carromeu:

“O hábito da leitura tem uma relação comprovada com a melhor qualidade de saúde mental, a leitura por envolver, a imaginação, a antecipação, a mentalização e a aprendizagem, funciona como um exercício para o cérebro. Ao iniciarmos a leitura, o cérebro passa a desenvolver uma série de novos estímulos”.

O projeto começou no dia 15 de abril e não tem data para acabar.

Serviço

A biblioteca fica no térreo do Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30 e aos sábados das 8 às 13 horas. Mais informações pelo telefone: (67) 316-9161.

 

Fonte: PPMS / Foto: Karina Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *