MS e Jujuy estreitam laços em reunião na Assembleia

Parceria econômica e cultural entre MS e Argentina avança, incluindo voos entre Campo Grande e Jujuy, expansão do câmbio no interior para moedas como guarani e peso argentino, e maior integração em eventos como o Festival América do Sul.

Campo Grande, 18 de fevereiro de 2025 – A Frente Parlamentar em Apoio ao Comércio e Serviços, coordenada pelo deputado Renato Câmara, realizou uma reunião de trabalho na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul para discutir novas oportunidades de negócios entre Mato Grosso do Sul e a província argentina de Jujuy. O encontro reuniu autoridades, empresários e representantes do setor produtivo dos dois países, com foco na ampliação do turismo e no fortalecimento das relações comerciais de serviços e produtos.

Durante a reunião, o deputado Renato Câmara destacou o papel estratégico de Mato Grosso do Sul como elo entre os mercados do Brasil e da Argentina, ressaltando a importância da Rota Bioceânica para a integração econômica da região.

“O que a população quer saber é: quais os benefícios que a Rota Bioceânica vai trazer para os empresários e para a população? A FCDL, por meio da presidente Inês, junto com a comissão da Argentina, veio conhecer de perto as nossas potencialidades. E a Assembleia Legislativa está presente nessa discussão para promover e destravar legislações e projetos que precisam ter continuidade. O nosso compromisso é garantir que esse desenvolvimento chegue, de fato, até a população.”

Além do deputado Renato Câmara, participaram do encontro o embaixador João Carlos Parkinson, coordenador nacional dos Corredores Rodoviário e Ferroviários Bioceânicos pelo Ministério das Relações Exteriores, o presidente do Celeiro MS, Rodrigo Trambuch, a administradora e intermediadora de negócios Joana Baptista, e Rodrigo Jeferson, também representando o Celeiro MS. O setor produtivo de Mato Grosso do Sul foi representado pelo presidente da CDL, Leonardo Santiago, e pela presidente da FCDL-MS, Inês Santiago. A Fundação de Cultura de MS também esteve presente, com a participação de Giovana Corrêa, representando o diretor-presidente Eduardo Mendes. Já o setor do turismo foi representado pelo diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling.

A delegação argentina contou com a presença da presidente do Conselho Profissional de Ciências Econômicas de Jujuy, Blanca Julia Juarez, além de empresários e especialistas do setor logístico e comercial. Durante o encontro, os representantes argentinos destacaram o interesse em ampliar a participação cultural e turística, mencionando a possibilidade de integrar eventos realizados em Mato Grosso do Sul, como o Festival América do Sul, realizado em Corumbá. Atualmente, Mato Grosso do Sul já participa do Festival de Chamamé em Corrientes, fortalecendo os laços culturais entre os dois países.

O embaixador João Carlos Parkinson ressaltou que o setor do turismo deve ser um dos principais beneficiados com essa aproximação entre os territórios.

“A parte mais concreta é a promoção do turismo. Há um enorme potencial a ser explorado, e temos todo o interesse em aproximar os nossos territórios. A melhor forma de fazê-lo é através de voos entre os nossos destinos.”

Conexão aerea

O debate também trouxe reflexões sobre a viabilidade de um voo ligando Campo Grande a Jujuy, como explicou o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling.

“É possível ou é viável um voo entre os países Campo Grande e Jujuy? Eu acho que é viável, mas agora é preciso um trabalho conjunto para identificar a demanda real das duas regiões. A Argentina já tem um fluxo de milhares de turistas argentinos viajando anualmente, tanto de forma aérea quanto terrestre. Agora, cabe aos países, províncias e estados fortalecer essa relação, levantar um planejamento, trabalhar com o mercado e, claro, criar ações estratégicas para impulsionar essa demanda.”

Já a presidente da FCDL-MS, Inês Santiago, enfatizou o papel da Federação como elo entre o setor público e privado, destacando o trabalho conjunto para impulsionar o desenvolvimento regional.

“Enquanto Federação, temos o importante papel de ser essa interlocutora entre o setor privado e o setor público. E essa missão se fortalece com a participação fundamental e a sensibilidade do deputado Renato Câmara, presidente da Frente Parlamentar do Varejo de Comércio e Serviço, que tem sido um grande parceiro nesse debate. Também contamos com a presença essencial e o compromisso do ministro Parkinson, que tem demonstrado total dedicação a esse projeto da Rota Bioceânica. Esse é um trabalho conjunto para garantir que as oportunidades e os benefícios desse corredor cheguem ao comércio, ao setor produtivo e à população.”

Com o diálogo estabelecido, as próximas etapas envolvem a formalização de acordos e a implementação de projetos que consolidem essa aproximação.

Foto: Romulo Montagna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *