De acordo com estudo, o risco de desenvolver a doença sendo exposto ao químico aumenta em até 63%
Uma variedade de produtos esconde uma substância que aumenta o risco de diabetes tipo 2.
Uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism da Endocrine Society descobriu que mulheres brancas expostas significativamente a ftalatos tinham uma probabilidade maior de desenvolver a doença.
De acordo com um estudo, essas mulheres expostas a altos níveis de certos ftalatos apresentaram um aumento de 30% a 63% na chance de desenvolver a doença. No entanto, não houve um impacto tão negativo entre mulheres negras e asiáticas.
A indústria frequentemente adiciona ftalatos ao plástico para aumentar sua durabilidade. Eles estão presentes em uma variedade de produtos, incluindo produtos de higiene pessoal como sabonetes, xampus e esmaltes, brinquedos infantis, embalagens de alimentos e bebidas e até mesmo em refeições de fast food.
Por dentro do estudo
No Estudo da Saúde da Mulher sobre multipoluentes, os pesquisadores acompanharam 1.308 participantes sem diabetes por 6 anos.
Eles mediram onze metabólitos de ftalato em amostras pontuais de urina em 1999-2000 e 2002-2003.
Ao longo desses seis anos, 61 mulheres desenvolveram diabetes. Entre todas elas, vários metabólitos de ftalato de alto peso molecular foram associados a uma maior incidência de diabetes.
Apesar da descoberta os pesquisadores destacaram a necessidade de mais estudos para compreender melhor o impacto dos ftalatos nas doenças metabólicas.
Como a substância aumenta o risco de diabetes?
Esses compostos são desreguladores endócrinos, pois imitam o estrogênio e podem perturbar o equilíbrio hormonal, a fertilidade e o desenvolvimento infantil, como demonstrado por estudos anteriores.
“Uma exposição diária aos ftalatos aumenta o risco de várias doenças metabólicas”, afirmou o Dr. Sung Kyun Park, epidemiologista da Universidade de Michigan, em um comunicado.
O que causa diabetes tipo 2?
- Resistência à insulina
- Predisposição genética desempenha um papel importante na susceptibilidade ao diabetes tipo 2.
- Obesidade
- Estilo de vida sedentário
- Dieta pouco saudável, com consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares simples, gorduras saturadas e alimentos processados
- Histórico familiar
Quais os sintomas de diabetes?
Os sintomas de diabetes podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem uma série de indicadores que não devem ser ignorados.
Inicialmente, é comum sentir sede excessiva, o que leva a um aumento da frequência urinária.
Além disso, pode-se experimentar uma fome intensa, mas mesmo com uma alimentação frequente, o peso pode diminuir.
Outros sinais a serem observados são fadiga persistente, visão embaçada e feridas que cicatrizam lentamente.
Às vezes, pode ocorrer formigamento nas mãos ou nos pés, e infecções frequentes podem surgir, especialmente na pele ou na área genital.
É fundamental estar atento a esses sinais e, se houver suspeita de diabetes, procurar orientação médica para diagnóstico e tratamento adequados.